Guia além do óbvio para Kindle

Hacks para aproveitar melhor seu kindle.

by admin
Kindle Paperwhite

Não há nada tão bom quanto o cheiro de um livro novo e tão ruim quanto o peso de carregar um livro.

Por anos fui aquela pessoa que jamais me renderia à leitura digital. Fã de livro físico, de passar horas numa livraria e acumular livros para ler enquanto tinha uma dezena de outros ainda esperando na estante.

Existe toda aquela sensação de recompensa quando se compra uma coisa nova. A sensação de ir à livraria escolher os livros e sair com eles é diferente de comprar um ebook. Confesso que muitas vezes comprei livro apenas por causa da capa também.

Se você é um leitor assíduo e quase não para em casa, o kindle é uma opção excelente pra você. Existe a vantagem de carregar vários livros ao mesmo tempo, ser leve, ter dicionário nativo, poder ler vários ao mesmo tempo e claro, economizar no preço.

Se você não lê com frequência, o kindle não fará milagre. Ele pode te ajudar pela facilidade, mas hábito de leitura é uma construção constante.

Mas esse texto é pra quem ja tem um kindle e quer descobrir como usar da melhor forma.

O kindle só suporta os arquivos:

  • Documentos: Kindle (.AZW, .AZW1, .AZW3). Text (.TXT), Mobipocket sem DRM (.MOBI, .PRC)
  • Audiobooks: Audible (.AA, .AAX)
  • Música: MP3 (.MP3)

Se quiser passar algum outro arquivo que não esteja nessa lista, você tem duas opções:

1°- Enviar o arquivo por e-mail do kindle (que você encontra nas configurações), com o assunto “convert”.

2°- Usar o Calibre para converter o livro e depois passar o livro por cabo para o kindle.

Muitas vezes quando passamos o livro para o kindle e ele não fica com boa diagramação para ler, poder ser por causa do formato ou da DRM. Todos os livros podem ter uma segurança de conteúdo chamada DRM, que serve para não ser editado e distribuído. Mas com certeza você vai querer passar o ebook que comprou mais barato em outra loja online para o kindle do que não ler nele.

Para romper a DRM dos livros, geralmente utilizamos o calibre. Os melhores recursos dele são:

  • Alterar capa dos livros.

Por mais que o kindle seja preto e branco, queremos uma capa atualizada ou até adicionar capa naquele trabalho da faculdade. Sempre atualizo as capas dos livros e faço para adicionar capas para trabalhos e apresentações.

  • Converter os formatos dos livros.

Os melhores formatos para se ler no kindle são .AWZ e .MOBI, todo arquivo fora esses dois precisam ser convertidos para se ter uma melhor experiência.

  • Tirar a DRM para ler no kindle.

A DRM, de forma simplificada, é uma forma que encontraram para você usar apenas no lugar onde comprou. Que garante que o que você comprou não seja passado para ninguém e consequentemente não se pode usar em outro e-reader. Se você compra um livro digital, em qualquer loja de sua preferência, você deveria ter o direito sobre o arquivo. De usar no tablet, no kindle, em outro e-reader. Fora que a DRM também atrapalha a usabilidade do livro. Se você quiser saber mais e também tirar a DRM, siga esse tutorial: Como remover DRM.

A pirataria está aí, seja para filmes, músicas, livros. Sou totalmente contra se a pessoa tem recursos financeiros para comprar. Se você não pode pagar, não deixe que isso seja um impeditivo para que não leia, existem alguns sites como o LeLivros e o Libgen que você pode baixar o livro e depois converter para ler no seu kindle.

Além de poder colocar inúmeros livros e não precisar carregar peso, o que é excelente para uma leitura em alguma sala de espera ou aquela consulta rápida durante um estudo, o que me chamou atenção no kindle foi a possibilidade de grifar e fazer anotações sem ter aquela pontada no coração por rabiscar um livro fisico.

Todas suas anotações e partes grifadas do livro vão para sua conta do kindle, assim você pode consultar em qualquer lugar quando não estiver com o e-reader. E ficam também em um arquivo de anotações. E isso facilita quando surge aquelas anotações para colocar em algum trabalho, para relembrar ou até para salvar as partes que mais gostou do livro.

Sabemos que por ser um leitor digital, não existem muitas funções. O papel dele é te deixar imerso na leitura, sem distrações.

O meu consumo de artigos científicos, textos de tecnologia e outras leituras de sites é muito grande e sou um dos órfãos do Google Reader que unia todos sites que você gostava via RSS para que pudesse ler em um único lugar, sem precisar acessar site por site.

Hoje em dia utilizamos os favoritos para ser um acumuladores de matérias e artigos para ler se um dia lembrarmos. E nisso o kindle junto com o instapaper te ajudam.

Você pode salvar os textos que quer ler depois no instapaper e configurar para toda segunda de manhã, por exemplo, ele enviar todos os textos que salvou durante a semana para que leia no kindle. Isso facilitou minhas leituras e me deixou mais focado em ler quando acordo ao invés de ler no computador quando a leitura e ofuscada por notificações, e-mails e vídeos do youtube.

Configurando o Instapaper para enviar emails para o Kindle

Depois de fazer o cadastro no Instapaper, que é ridículo de simples, seleciona a opção Extras no topo a direita do site, na opção “Kindle automatic wireless delivery” clique no link “set up wireless delivery”.

Configure as opções de periodicidade de envio do email e salve as alterações. Feito isto, no site da Amazon é preciso fazer uma liberação do email que o instapaper vai usar para entregar suas notícias. Este email “@instapaper.com” está nesta página de instruções.

Em seguida acesse este link da sua conta no site da Amazon e clique na opção “Personal Document Settings”. Agora é só cadastrar o email do instapaper que está na página de instruções e pronto, seu kindle vai começar a receber as notícias do Instapaper na velocidade que você escolher. Na página de extras também existem maneiras de você começar a enviar notícias para o Instapaper.

Uma forma de simplificar o envio dos textos e matérias para o instapaper, é instalando uma extensão no Google Chrome do Instapaper. O processo de clicar na extensão quando você acessa o texto, já facilita muito o processo.

Limpe a gaveta

Conheço muita gente que comprou um e-reader, não leu dois livros e jogou na gaveta.

Costumo deixar sempre por perto e ler um pouco todos os dias. Na era do auge de informações na internet é tentador usar o celular antes de dormir ao invés do kindle ou ao invés de olhar o twitter na fila do banco, ler algumas páginas de um livro.

A maneira mais fácil de tirar a poeira do kindle é criar um hábito de leitura.

Leave a Comment